segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Guia de como tankar ( Em GERAL WoW )

Ola , esse aqui aqui hoje e sobre " como tankar " , uma duvida que muitos novos tanks tem .                                              
             Jogando de DK ...
Embora voce bata nos alvos, tu nao esta lá pra explodir o Recount. Minha função é segurar os alvos em mim. Eu me preocupo em dar dano suficiente pra manter o aggro (dano de tank é multiplicado por 5 pra efeitos de cálculo do aggro). Como CdM é roubadão, tem horas que eu vou acabar sendo top, mas se eu tiver que sacrificar isso por precisar fazer um movimento de emergência, por exemplo, é minha função. Tem horas que eu paro de bater pra dar provocação num alvo fujão, por exemplo.
Nunca fico de costas pro alvo. Ficar de costas desliga meu aparo e minha esquiva, que são chave pra reduzir o dano que eu levo. Sabe aqueles bichos que têm lá no Litocerne, que parecem uns insetóides, que dão um combão com as garras bem rápido? Pois é, minha CdM aparou todos aqueles golpes uma vez! 
Quando você precisa se movimentar, tente se mover de lado. Fique de lado pro lugar onde você vai e vá fazendo a dança do siri.
O guia do Icy Veins sugere que você pratique com um mob low lvl. Provoque ele e fuja, com ele te perseguindo. Vá fugindo de lado, e enquanto você estiver aparando e esquivando, você está fazendo certo.
Isso também vale quando você for puxar um grupo de alvos. Tente não deixar eles te cercarem, e quando isso não for possível, tente deixar o máximo deles à frente.
Quando eu estou com um boss ou outro bicho, eu presto atenção em situações onde existem áreas no chão onde não se pode pisar. Um exemplo é aquele segundo boss do Trono das Marés, que eu esqueci o nome, depois da Narzjar. Ele fica colocando umas melecas no chão que a gente não pode pisar. Eu me movo, o boss se move junto, mas eu sempre me movo o suficiente pra que essa área não fique imediatamente atrás do boss. Se eu descuidar disso, os DPS melee não vão ter como bater nele!
Aliás, falando em posicionar, eu sempre tento posicionar o boss de forma a ajudar meu grupo com as mecânicas particulares de cada boss. O Orzuk, do Litocerne, por exemplo, eu tankava de lado, com ele virado pra parede. Assim, quando ele usa a Batida Terrestre, que é um cone à frente dele, pega na parede, e eu passo por baixo das pernas dele pra não levar o ataque.
Outro exemplo é o Altarius, no Pináculo do Vórtice. O dragão manipula um vento lateral e os jogadores têm de se posicionar de acordo. Existe um lado do dragão contra o vento, e outro a favor, e todo mundo deve ficar a favor do vento pra ganhar o buff. 
Eu de tank ignoro essa mecânica, às vezes tomo o debuff, mas a idéia é manter o boss sempre apontado na mesma direção pra não bagunçar o posicionamento dos demais. Meu dano cai, mas enquanto eu estiver mantendo o aggro, tá ótimo. Quando eu quero topar Recount eu logo minha maga.
Outro ponto é o healer. Sempre que eu posso eu ajudo no trabalho dele.
Primeiro, o básico, fico de olho na mana dele. Entre uma puxada e outra, eu vejo se ele precisa parar pra recarregar. 
Durante a luta, eu sempre faço o máximo pra facilitar o trabalho dele nas curas reduzindo o dano que eu levo. Aquele esquema de não dar as costas pros alvos é uma dessas coisas, porque se eu desligo minhas esquivas e aparos, eu levo muito mais dano e o healer esquenta os dedos ali pra me manter vivo. E também tenho de saber a hora de usar minhas skills de redução de dano - principalmente como CdM, que dizem que é a classe mais difícil de curar, justamente porque as reduções de dano são ativas, o player quem tem que usar, e o pessoal normalmente esquece e não usa. Eu uso Golpe da Morte sempre que posso pra me curar e formar o escudo de redução, e priorizo Maestria nos atributos pra aumentar esse escudo. Se tem horas que o dano é alto, eu estouro Fortitude Congélida pra levar 50% menos dano por um tempinho. Se o boss tem um ataque mágico (como um dragão usando o sopro) eu uso Carapaça Antimagia pra reduzir. Tem a outra skill que cura um pouco do HP, tem a mecânica de virar morto-vivo e usar Espiral da Morte em mim mesmo pra me curar, tem as bolachinhas de bruxo no atalho. Isso deixa o healer mais tranquilo. E se o healer tá tranquilo, o grupo todo também tá.



Eu só deixo sempre as plaquinhas de nome (as nameplates) sempre ligadas, por mais que eu as odeie eu uso como tank (atalho padrão é V).
Outra coisa que me ajuda muito é usar a interface ElvUI, que mostra os DoTs do meu alvo como barrinhas de tempo. Facilita controlar como eu espalho meus DoTs (o que é importante quando eu puxo os alvos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário