segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como Tankar De Paladino

Neste tutorial pretendo compartilhar um pouco da breve experiência que tive como paladino protection.

1ª parte:Tankando como um paladino.

O paladino protection hj em dia goza de uma posição previlegiada. Com o advento do burning cruzade, a blizzard decidiu transformar o paladino num tanker. Mas o seu poder como tanker o limitava a ser apenas off-tank. Com a chegada do WotLK, o poder de um paladino protection cresceu muito, tornando-se não apenas um ótimo main tanker, como hj me arrisco a dizer q tornou-se a melhor classe como tanker, desbancando até mesmo warrior. Se eu fosse criar um ranking, arriscaria a dizer q seria 1º- paladino, 2º- warrior, 3º- DK e 4º- druida. Eu, por exemplo, preferiria confiar uma raid 25 a um paladino, que apesar de não pegar tanto life e tanta armadura como warrior, é bem mais estável, bloqueand, esquivando e dando bem mais parry, e com skills de cura automáticas, e sacred shield.                   

2ª Parte: Add ons:

Esses add ons q vou listar não são apenas addons importantes, mas indispensáveis para se realizar uma boa raid como paladino tanker:

-X-pearl: Ajuda muito na administração da raid e a saber quem está puxando agro

-Deadly Boss Mods: Ajuda nas táticas do boss

-Pally Power: Ajuda a administrar os buffs de paladino

-Gearscore: indispensável medidor de equipamentos

- Omen: Indispensável programa q mede a agro q vc gera no boss e compara com as agros de outros players

Um ótimo programa p administrar seus addons é o Curse Client.

3ª parte: Build.

Para fazer uma boa build deve-se levar em conta a sua experiência como tanker. Na árvore de protection, assim como em todas as demais árvores do jogo, existem talentos indispensáveis, os importantes, os dispensáveis, e os desnecessários. Um exemplo disso: o talento “improved hammer of justice é totalmente desnecessário, uma vez q 90% dos bosses (e desses, os mais fortes) são imunes a stun. Divine sacrifice é um talento importante, porém pode ser sacrificada para q seus pontos possam ser gastos em outro talento. Por sua vez, deflection, da árvore de retribution, pode ser bem conveniente. A build q eu uso é essa:

http://www.openwow.com/?talent#sZE0xA0uRGsIufdEbM:RkfzcV

Glyphs:

Major:

Glyph of Consecration

Glyph of Divine Plea

Glyph of Shield of Righteousness

Minor:

Glyph of Lay on Hands

Gluph of Blessing of Kings

Glyph of Sense Undead


Prestem atenção não apenas nos talentos, como nos glyphs Tb. Vcs podem usar essa build, como adaptá-la à sua necesidade.

4º Parte: Se equipando.

No momento em que vc decide participar de uma instance desde heroic, até as raids de 10 men, 25 men... A primeira coisa q vc deve ter em mente é: qual o cap daquela classe, para aquela função que vc quer exercer? Um paladino tanker tem diversos atrubitos importantes: stamina, armor, defense, dodge, parry, block, strength... Porém, é CRUICAL que antes de vc investir em qquer desses atributos, vc tente atingir o cap. E qual é o cap de um paladino protection? O cap de pally prot é 540 de defence rating. Vcs devem investir todos as suas gemas e todos os enchants com o objetivo de atingir os 540 de def rating. É INDISPENSÁVEL. 540 de def rating. Nada mais, nada menos. Uma vez o cap atingido, daí sim invista as suas gemas em algum outro atributo que vc escolher. Eu aconselho você a, uma vez q o cap alcançado, previlegiar stamina. Após previlegiar stamina, existe um valor que é a soma de Dodge, Parry e Block. Esse valor, quanto maior, melhor. No entanto, qndo chegar no seu set máximo, tente ter pelo menos 102,4%. Lembrando q esse seria o valor considerado o máximo qndo vc alcançar todos os equips máximos no seu character. Se vc não estiver dentro do cap, por melhor q seja o seu gear, vc corre sério risco de wipar a sua raid/party e ser chingado (com razão). Por fim, se tiver que escolher entre hit rating e expertising rating, opte pelo hit. Outro detalhe importante: Spell power não serve para nada para você que é paladino protection/tanker.

Além do cap, para q vc possa fazer alguma instance heroic, tente ter pelo menos um bom gear. Seria interessante q pelo menos p heroic vc não seja full azul. Tenha alguns equips roxos, por favor. Vc pode conseguir com reputação, ou com profissão. Mesmo q sua profissão não seja blacksmiths, use a sua profissão p fazer dinheiro e compre os equips de seus amigos, q te venderão mais barato. Uma boa sugestão é para começar é:

Blacksmithing:

Tempred titansteel treads

-tempred titansteel helm

titansteel shield wall

Reputação:

-Special Issue Legplates (honored argent cruzade)

-fireproven gauntlets (kirin tor exalted)

-breastplate of the solemn council (wyrmrest accord revered)

-sabatons of draconic vigor (wyrmrest accord revered)

Jewelcrafting:

-Titanium earthguard chain

titanium earthguard ring

ring of earthen might.

Aconselho também o uso do addon chamado “gearscore”. Esse addon atribui um valor numérico ao seu nível de equipamentos. E com ele vc pode avaliar seus próprios equips e o de outros players. Usando-se o add on gearscore, tenha em mente q p q vc possa fazer alguma heroic, vc deve ter NO MÍNIMO o gearscore 3900. NUNCA utilize equips q não sejam de tanker, pois irão criar uma falsa impressão de q vc está bem equipado e pronto para fazer uma heroic, qndo na verdade não está. Além do q, vc vai perder muitos atributos necessários e ganhar outros “inúteis”. Enfim: vai ser uma merda. Então, só se equipe com equipamentos exclusivamente de tanker. Ou seja: com defense rating.

A medida que vc for se equipando, vc vai ter oportunidade de entarr em raids mais fortes. Mas sempre tenha em mente ter o gearscore necessário. Para ir naxxrammas, 10, o mínimo seria 4100; naxx 25, 4200; VoA 10 4300; Onyxia 10 ou ToC 10, 4500...

Continuar se equipando pode ser tão dificil qnto, ou mais do q criar seus primeiros equipamentos. A princípio, participe de heroicas, e faça as quests dailys heroicas. Não tanto pelos equips, mas pelas badges, q vc poderá trocar por tier.

5° parte: Buffs

Se bufar e bufar a party é uma parte crucial de todo o processo.

Dividirei em duas partes. Primeiramente, se buffar. Os buffs de paladino se resumem em 3 tipos diferentes, e um extra para paladino protection.

E é justamente desse q eu falo: Primeiramente, NÃO SE ESQUEÇA do Righteous Fury.

Em seguida, a blessing. Para paladino protection, com certeza é blessing of sanctuary.

A escolha da aura é uma parte interessante. Em 90% dos casos vc irá usar a devotion aura. No entanto, em casos expecíficos, dependendo do boss, pode-se sacrificar a armadura extra por uma fire aura ou uma frost aura ou shadow aura. Caso tenha um priest no grupo, não necessita colocar shadow aura, pois o buff de priest não acumula com shadow aura. Caso haja outros paladinos na raid, vc pode pedir p q o outro paladino use a fire aura e vc continue com a devotion. Se for um paladino holy ele relutará em tirar a concentration aura (e com razão), mas se houver algum retribution, ele deverá se sacrificar um pouquinho e mudar p a aura q a raid necessitar. Não estar nos primeiros lugares em dps não mata ninguém. Mais importante é matar o boss. É interessante q havendo mais de um paladino, não hajam auras repetidas. Cada paladino com uma aura diferente. Certa vez em uma raid q participei haviam 4 paladinos. Foi perfeito. Um paladino com devotion aura, outro com retribution, outro com fire e outro com concentration.

Bor fim a escolha do selo. As opções são muitas, e cada paladino escolhe o selo que mais lhe agrada. Porém existe um padrão, que é o seal of Vengence/Corruption. Esse Seal é o melhor em termos de gerar aggro. Além desse modo classico de uso do seal of vengence, eu excepcionalmente divido meu paladino em dois “modos”. O modo de life regen é um modo q visa deixar o healler mais tranquilo e folgado. Eu simplesmente ativo o seal of light e fico julgando light, q a party fica se heallando passivamente. Em compensação esse modo tem um mana regen baixo. Por isso eu tenho tb o meu “modo” de mana regen. Eu ativo o seal of wisdom e fico julgando wisdom. Daí meu mana regen sobe nas alturas, pois além das regenerações passivas do julgamento, do selo e do divine plea q vai ficar dando refresh por causa do talento “guarded by the light”, tem ainda otalento”spiritual atunment”, q a cada heal q vc receber, vc ainda recebe 10% de mana tb. Juntando o fato de q nesse modo vc vai receber bem mais heals do healler do q no modo life regen, então mana é oq não vai faltar, o que é otimo para ter mana p os taunts de emergência, e para ter sempre mana para os rushs.

Agora, o mais chato: Buffar seus amigos de raid. Para isso eu aconselho o addon Pally power. Ele funciona integrado com todos os paladinos da raid e vc simplesmente tem um diagrama em q vc tem todas as classes presentes e oq cada paladino bufará em cada classe. Como é integrado, oq um mudar aparece para o outro. Enfim: bufar raid como paladino resume-se em saber usar o pally power.

A regra geral de buff de party é: Kings é o buff universal. E se vc quiser variar, vc pode bufar might p hunters, dks, warriors, rogues, pets de hunters, shamans, druidas feral, e wisdom p shamans resto, druidas resto, priest, mages e warlocks. Paladinos vc sempre deve buffar sanctuary, pq é o seu próprio buff. Caso haja mais de um paladino (além de você), vc pode configurar no pally power p q um buffe kings p todo mundo e outro buffe todo mundo com might ou wisdom (além do seu próprio Buff, Sanctuary). Mas o sanctuary deve ser prioridade.

6º parte: Tankando com paladino protection:

Muita gente pensa que tankar significa apenas resistir às investidas do boss. Muitas vezes tankar envolve Tb muitas táticas expecíficas contra cada boss. Por isso que muitas vezes, qndo se organiza uma raid, o líder da raid exige que vc conheça as lutas. Porém, para tudo tem que ter uma primeira vez. Saber tankar muitas vezes é saber improvisar e tb se locomover durante as lutas. Tankar parado na maioria das vezes = fail.

Para ajudar nas lutas é importante o uso do ventrilo, e um add on Deadly Boss.

Então, como eu falei, tankar não significa simplesmente resistir às investidas do boss, mas principalmente segurar a agro do boss, e proteger o resto do grupo. Então o paladino deve saber puxar a agro e segurar a agro. Para isso, é indispensável o uso do add on chamado Omen. Nele vc poderá acompanhar como está a sua aggro com relação à agro gerada pelos outros players.

Desde o inicio da luta e durante toda a luta contra o boss é indispensável que se ative odivine plea. Não precisa se preocupar com a duração, pois ele se mantera dando refreshs. E igualmente indispensável é q desde o começo vc tenha o sacred shieldativo e sempre renovando a cada 30 segundos (ou 60 segundos se vc tiver o talento “divine guardian”).

Agora, depois de todas essas introduções, vamos ao “ato de tankar” propriamente dito:

-Puxando a aggro: Puxar a agro é algo crucial para manter a agro. Se vc consegue uma boa puxada de início, dificilmente vc vai perder durante a luta. Claro q essa regra não é tão agravante em se tratando de trash mobs. Mas no momento do boss, é necessário q vc dê a sua melhor puxada. Que consiste no simples uso de duas skills: -Avenger’s shield e em seguida Hand of reckoning (q eu passarei a chamar simplesmente de taunt).

-Mantendo a aggro: Essa é a parte onde está contido todo o segredo de um paladino tanker. É oq chamamos de “ciclo”. Muitas pessoas tb apelidam o ciclo de 6868, pois as skills envolvidas no cliclo têm 6 segundos e 8 segundos de cooldown intercaladamente. O ciclo é perfeito e se vc usar essa sequência religiosamente, ela te dará uma sequenciação q te manterá sempre gerando uma boa aggro, e vc nunca ficará sem ter oq fazer, pois após vc dar a primeira girada no ciclo, vc entrará numa sequência em q a medida em q vc executar uma skill, apenas uma skill estará saindo de cooldown. Então vc se manterá sempre executando os comandos. (dificilmente poderá ocorrer de 2 skills acabarem cooldown juntas. Mas caso aconteça, previlegie as de dano, principalmente consacration, ou julgamento).O ciclo é bem simples: -Julgamento -> shield of righteousness -> holy shield-> hammer of righteousness-> consacration.

O ciclo deve ser seguido à risca. Mas vc deve aprender a executá-lo mesmo tendo q tankar andando ou executando as táticas do boss. Durante o ciclo vc muitas vezes irá renovar o sacred shield. Tb é importante q cada vez q o cooldown do taunt e do avenger’s sheild acabe, vc execute essas skills. Dar um avenging wrath durante a batalha não vai nada mal, uma vez q aumenta ,muito o dano, gerando mais aggro, e não tem global cooldown. E, no momento certo, mete hammer of wrath. Sempre de olho no Omen.

Agora, questão pegadinha: e para tankar em área? Qndo tiver em vez de um boss, vários? Faz-se o ciclo inverso, dando primeiro as skills de área: -consacration ->hammer of righteousness -> holy shield -> shield of righteousness -> julgamento.

É extremamente importante que enquanto você estiver tankando um grupo de mobs (tankando em área), você mantenha sempre o consacration em cooldown. Note q o tempo de cooldown do consacration é exatamente o tempo de duração do mesmo. Ou seja: você sempre mantera o consacration no chão, causando dano nos outros mobs q vc não estiver targeteando, e assim gerando aggro em área.

Lembrando q dps alto nem sempre é sinal de gerar grande aggro, um exemplo disso é q dificilmente um paladino protection figurará entre os melhores dps de uma raid, porém, se num determinado grupo houver uma diferença muito grande de gear entre o paladino e algum dps, poderá acontecer de o dps acabar roubando a aggro sem querer.Isso dificilmente ocorrerá com um paladino com gearscore acima de 4200, mas é um risco q vc ainda está com seu primeiro equipamento. Se vc tiver um gearscore de 3900 e tiver alguém do grupo com gearscore acima de 5000, não se envergonhe de pedir q o cara manere um pouco no dano. E, é claro, se equipe melhor.

Quando vc for tantar mais de um mob, foque sempre nos heallers, casters e naqueles que forem mais fortes.

É importante q vc esteja sempre dando Avenger’s shield e taunt sempre q o cooldown vencer. É melhor q sobre aggro do q falte.

Puchando a aggro de amigos: Quando vc notar q algum membro da raid está com mob ou add em cima dele, vc perceberá q o seu ícone na party ou na raid ficará contornado em vermelho. Para resolver essa situação é bem simples e vc nem precisa tirar o target do seu alvo original. Basta executar a skill "Righteous Defense" e em seguida clicar na foto da pessoa q está com aggro.

7° parte: Sendo off tank.

O off tank é tão importante quanto o tank. Na grande maioria das vezes o off tank terá trabalhos especiais, como tankar adds, ou um segundo boss. Outras vezes apenas auxiliará o main tank. É importante q nesses casos em q não houverem adds e q tiver apenas um boss o offtank deve seguir à risca todas as regras de como tankar, como se fosse o main tank, tendo o cuidado de não passar a aggro do main tank E NUNCA DAR TAUNT. Se o off tank roubar a aggro do main tank, existem fortes chances de a aggro geral perder a estabilidade e o boss escapar p algum healler ou dps, e daí, wipe. O off tnk só poderá dar taunt SE o main tank morrer ou se a tática do boss assim o exigir.

8° Marcando os bosses e mobs:

Existirão casos em q haverá mais de um boss. É comum em instances heroicas q o líder da party seja o tanker. No entanto em raids nem sempre é assim. No caso de aver mais de um boss e q seja necessário q se mate os bosses em uma certa sequência, cabe ao tanker marcar a sequência exata. Mesmo para mobs nessa mesma condição.

É convenção q se use os seguintes sinais: o primeiro a morrer deve ser marcado com uma caveira. O segundo a morrer deve ser marcado com um “X” vermelho. E o terceiro a morrer deve ser marcado com um quadrado azul.

Marcando tank e off tank. Tb é adotado como regra geral marcar o main tank com uma estrela dourada e o off tank com uma bola dourada.

Bom... espero q minhas experiências como tanker possa ajudar alguém.

Se tiverem perguntas ou sugestoes, estarei sempre aqui.


Alguns links úteis:

1- Um guia completo sobre o ciclo de skills que eu mencionei acima sem detalhar muito:

http://www.wow-pro.com/class_guides/tannyrs_paladin_tanking_guide#Part4


2- Uma visão geral sobre paladinos protection. Atenção especial para o cap:

http://www.wowwiki.com/Paladins_as_tanks


3)Um tutorial de algumas idéias de como se conseguir um bom set, perto de 5k de gearscore (mas não o set final), de forma bem simples. (lembrando que meu tutorial apenas ensina a montar o set inicial, e não um set avançado)

http://www.tankadin.com/


4) E uma simples comparação entre os estilos de tankar entre paladino protection e warrior, demonstrando o porque de paladino protection é melhor que warrior para tankar:

http://www.almostgaming.com/wow/pve-channel/article/why-paladins-are-better-tanks-warriors

                                                                Tutorial feito por:

Luiz Cesar Martin de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário